portrait of a female executive

Invista em Sua Formação Profissional

O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo, portanto sempre é hora de investir em sua carreira. Os níveis de desemprego sobem a níveis alarmantes e somente consegue obter alguma vaga em uma empresa quem se qualifica, estuda mais e empenha-se para construir um currículo adequado aos empregadores.

Mas todos sabemos que emprego não é fácil, mesmo para as mulheres que se preparam. A cultura também as desfavorece neste sentido, desde que a maioria das pessoas que estão empregadas são homens. Para tentar garantir uma vaga, faça cursos que agreguem valor ao seu currículo. Ter uma faculdade de nome famoso por si só não garante o emprego. É preciso juntar aos estudos, atividades extracurriculares, pois as empresas estão em busca de pessoas criativas. Se você ainda não teve o primeiro emprego, pode não ter uma vivência profissional, mas se você fez ou faz algum trabalho voluntário, você será bem vista nas empresas. Portanto, nada de ficar esperando o emprego cair do céu. Enquanto você não consegue uma colocação, vá se envolvendo com outras atividades que possam lhe dar experiências de vida. Um trabalho voluntário ajuda a pessoa a ter espírito de equipe e demonstrar a ética.

Se você concluiu sua faculdade agora, vá em busca de estágios. Eles são a porta de entrada de muitas empresas, que no final preferem efetivar o estagiário por ele já saber o serviço e estar familiarizado com a cultura da empresa, do que contratar alguém novo.

O estágio é um complemento à formação teórica com a vivência prática. Há também os programas de trainee, que são oferecidos pelas grandes empresas. Trainee é o termo para “aquele que está sendo treinado”.  Faça tudo o que estiver ao seu alcance para estar sempre atualizada com seu conhecimentos. Assim tenha certeza de estar sempre preparada e com maiores chances de conseguir a sonhada vaga ou promoção.

Tags: , , , , , ,